O que é Narcisismo?
- Seu Divã
- 14 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de ago. de 2023

Certamente você já ouviu ou já falou essa palavra que está sendo muito citada em diversos lugares, já se referiu a alguém, já tentou buscar características imaginando que talvez se encaixe no seu perfil ou de alguém, não é mesmo?
E se eu te falasse que todos nós somos narcisistas?
Isso mesmo, fica comigo que vou te explicar.
Diferente do senso comum que é muito conhecido e abordado hoje, o narcisismo é um momento muito importante de constituição do Eu, também conhecido como Ego.
A origem do Eu, explicando pelo olhar da psicanálise e de forma mais simples, é o amor que recebemos, o cuidado, o olhar, nossa imagem refletida através do outro, tudo aquilo que vem de fora e que funda a nossa identidade.
Vamos então separar esse narcisismo em dois tempos:
O narcisismo primário e o secundário.
Sobre o narcisismo primário, nós nascemos rodeados de informações, expectativas e desejos. Freud usou a expressão, Sua majestade o bebê para explicar esse momento, a criança em dado momento se reconhece como o centro da mãe e do pai, ou das figuras cuidadoras que estão a sua volta, ela começa a ter uma primeira identificação e possibilidade de representação de si mesma, começa a perceber que tem um corpo, uma imagem unificada de si, podemos dizer que os ditos sobre nós, a imagem que reconhecemos que o outro nos direciona, seu amor e suas palavras, vão fornecer essa primeira imagem, que constitui nosso Eu.
Para você amar o outro, você não tem que se amar em primeiro lugar, você precisa ter sido amado.
O segundo tempo desse narcisismo, ocorre quando começamos a investir e a interagir com o mundo, compartilhando, vamos dizer assim, um pouco dessa “energia” que antes era direcionado somente para nosso próprio Eu, nas relações com as pessoas e com outras atividades. É chegado o momento aqui da criança perceber que o mundo não gira em torno dela, agora seus pais e cuidadores não dão tanta atenção como antes, possuem outras atividades, isso é extremamente saudável e importante, lidando com essa frustração, e percebendo que agora é preciso, de uma certa forma se adaptar, obedecer e seguir regras o Eu vai se estruturando e vai aprendendo a se adaptar para ser amado.
O objetivo desse breve texto é introduzir de forma simples e didática alguns pontos importantes sobre o narcisismo, desconstruindo um pouco esse pensamento do senso comum, todos somos narcisistas em alguma medida, isso faz parte da nossa constituição psíquica.
Para a psicanálise não usamos o termo narcisismo somente para se referir a algumas patologias, o narcisismo é um momento de extrema importância de formação da nossa identidade, claro que essa formação e desenvolvimento nem sempre é linear, devido a intercorrências da vida, das dinâmicas familiares, pode ocorrer fissuras, falhas que podem gerar grandes sofrimentos e problemas para o indivíduo.
Como já dizia Freud é preciso amar para não adoecer.
Por: Clarisse Mendes
Comments