Análise e terapia - Qual a diferença?
- Seu Divã
- 26 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de ago. de 2023

Atualmente existem várias linhas e abordagens que tem como objetivo o cuidado com a saúde mental e emocional, é bem comum que as pessoas não saibam distinguir uma da outra, ou até mesmo coloquem o mesmo nome em abordagens que são bem diferentes entre si.
Existe sim uma diferença entre análise e terapia, são vários os tipos de terapias disponíveis hoje, cada uma com seu próprio objetivo e linha de atuação, por exemplo: Terapias sistêmicas, corporais, naturais, entre outras.
Mesmo a psicologia e a psicanálise possuem divergências importantes de atuação entre si, e quando falo em análise estou me referindo ao processo analítico (que é popularmente conhecido como sessão de terapia), muito relacionado a abordagem psicanalítica.
A psicanálise é o campo de conhecimento cuja premissa é o inconsciente, o que está em jogo na análise é a dimensão do psiquismo que não conhecemos. Dentro de cada pessoa existe uma dimensão que determina o modo de reagir e sentir o mundo, que está para além do nosso conhecimento consciente. Sendo assim, a psicanálise é uma técnica que faz aflorar em um ambiente seguro e controlado, essa dimensão que não temos acesso por nossa simples vontade.
Para a psicanálise o fundamental é a escuta da singularidade e subjetividade de cada um, levando em consideração o que existe de único em cada história de vida, em cada memória, em cada emoção.
Cada abordagem possui seu benefício e direção de tratamento, na psicologia por exemplo a parte consciente do psiquismo é a mais trabalhada, lidando com comportamentos e ajudando o paciente a lidar de uma forma digamos, mais prática e ativa diante dos problemas e situações trazidas.
Aqui estou trazendo de forma bem simplificada essas diferenças, o mais importante é entender um pouco sobre essas diferenças e a direção que cada uma tem, todas possuem seus benefícios e importância, a escolha de uma abordagem pode acontecer por uma necessidade específica, por identificação com o profissional e pela abordagem que ele segue.
Gostou de saber? Deixe seu comentário ou sua dúvida.
Por: Clarisse Mendes
Comments